domingo, 8 de maio de 2011

Somos todas Doutoras!!!



Ouvi essa mensagem hoje e gostei. É um tanto longa, mas creio que valha a pena. Espero que gostem.

Uma mulher chamada Ana foi renovar sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era sua profissão. Ela hesitou, sem saber como se classificar.
" O que eu pergunto é se tem algum trabalho", insistiu o funcionário. "Claro que tenho" exclamou Ana, "Sou mãe!";  "nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar dona e casa", disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que entrei em uma situação idêntica. A pessoa que me atendera, era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um titulo sonante.

"Qual sua ocupação?" Não sei o que me fez dizer isso, as palavras simplesmente saltaram-me da boca: "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas." A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar ao ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem. Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.

Então reparei,maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial. "Posso perguntar o que faz exatamente?! disse-me ela com novo interesse. Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder: "Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha familia), e já recebi quatro projetos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?). O grau de exigência é em torno de 14 horas diárias (para não dizer 24)".

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente me abriu a porta.

Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida opr minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 5. Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento - um bebê de 6 meses- testando uma nova tonalidade de voz. Senti-me triunfante!

Maternidade... que carreira gloriosa!

Assim, as avós deveriam ser chamadas Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e Relações Humanas, as bisavós  Doutora Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e Relações Humanas e as tias Doutora- Assistente.

Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras, Doutoras na Arte de Fazer a Vida melhor!

Um Feliz Dia das Mães a todas.

Bjin e ótima semana.

2 comentários:

Janete Schaefer Rodrigues disse...

Linda mensagem. Nós mulheres, mães, somos realmente Doutoras em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas,e nos aperfeiçoamos a cada etapa da vida de nossos filhos. Deus foi generoso com a mulher, dando-lhe a divina missão de ser mãe.

Unknown disse...

Eu adorei! Vou anotar... e olha que ainda fazemos trabalhos artesanais, mas vamos pensar numa forma mais "executiva" de mensionar isso.